segunda-feira, 2 de abril de 2012

ATIVIDADES DO MÊS DE MARÇO DE 2012



Fazendo da sua semana uma verdadeira SEMANA SANTA.
A Semana Santa é um período de grandes graças para toda Igreja. Ela termina com a maior festa da Igreja a católica: a celebração da PÁSCOA!


Esse dia é mais importante que qualquer outro dia do ano. Algumas dicas para viver bem esse momento:
Participar da Liturgia
 Confessar-se .

 Não viajar, passear, estudar, fazer trabalhos, ter aulas, ir a festas, ficar fazendo compras ou arrumações desnecessárias durante esses dias. Não é momento de tirar o atraso das atividades. Somente se deve fazer aquilo que é estritamente necessário (não aquilo que não fizemos por causa da nossa desordem).
 Não perder o que conquistou pela abstinência, ou seja, após a Páscoa, não exagere aproveitando tudo o que não pôde durante a quaresma, pois esse não é o sentido da abstinência. O sentido da penitência é corrigir nossas paixões desordenadas, fazer que nós percamos o gosto pelo pecado, e fortalecer nosso espírito para viver a virtude. Por isso, viva as alegrias da Páscoa com o equilíbrio próprio do cristão.
O sentido da Semana Santa é acompanhar Jesus, Aquele que tanto nos amou, retribuir Seu amor com amor.
Participar da celebração completa, começando do lado de fora, com os ramos. Se a paróquia só fizer isso em determinado horário do dia, faça um esforço para ir nesse horário (por exemplo, existem lugares que a entrada com os ramos só é feita de manhã, então, é bom ir de manhã, não à noite).

 DOMINGO DE RAMOS:


- O ramo que você pegar será abençoado, por isso, deve ser tratado com respeito. Guarde na sua casa em um lugar digno, e que você possa encontrá-lo e vê-lo durante todo o ano (por exemplo, atrás de um crucifixo).
- O ramo do ano que passou não deve ser jogado fora no lixo. Se você não o queimou na quarta-feira de cinzas, queime-o na sua casa, e no próximo ano, lembre de levá-lo para a paróquia antes da quarta de cinzas, para que possam queimá-lo e usar as cinzas na celebração.
- A Semana Santa já começa no domingo de Ramos, por isso, guarde o espírito de recolhimento e contemplação desse grande Mistério da Paixão. Evite festas, excessos na comida e distrações evitáveis durante esse início de semana, já em sentimento de preparação
QUINTA-FEIRA SANTA:


Pela manhã, é realizada a Missa dos santos óleos, celebrada pelo bispo, com todo o clero da Diocese. É uma Missa muito bela e rica, onde são entregues os óleos que serão usados nas Crismas durante todo o ano. Vale muito a pena participar. Porém, essa Missa não substitui a Missa da noite, e você deve participar novamente, podendo comungar duas vezes (desde que cumpra os preceitos: guardar jejum de uma hora, estar em estado de graça e não chegar atrasado na Missa).

- A solenidade da noite é belíssima e comemoramos a instituição da Eucaristia, e ainda a instituição do sacerdócio. Jesus realizou a celebração da primeira Missa naquela noite!
- A Santa Missa de quinta começa festiva e termina com tristeza, pois relembramos que Jesus foi para o Horto das Oliveiras, onde sofreu Sua agonia, e foi preso pelos soldados. Por isso, A MISSA TERMINA COM SILÊNCIO, não converse depois, vá para casa recolhido, acompanhando Jesus na sua dor, ou fique na Igreja em adoração. Não ligue a TV, nem música. O melhor mesmo é rezar e dormir e estar em casa. Sinta o vazio.  - Se precisar comer algo, que seja algo simples.
SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO:


 
Aproveite pra visitar Jesus no sacrário e rezar e meditar a Paixão do Senhor.

- Guardar o silêncio e o recolhimento. Ficar em casa. Evitar barulhos. Não ligar a TV nem música. Sentir mesmo a perda de Cristo, o vazio no mundo. Não ter nada para fazer, a não ser, lembrar de Jesus e do Seu amor.
- É fundamental que o cristão participe da via-sacra ao menos nesse dia. É um grande desaforo a Cristo se ausentar desse ato de piedade (não é encenação, é manifestação de fé, ato de piedade, como rezar o terço).
- Nesse dia começa a novena da Misericórdia.
- É muito bom rezar o terço Mariano e o terço da misericórdia.
- Não saia de casa pra comprar nada, pra resolver nada. Se programe antes da Semana Santa para estar livre.
- Ofereça a Jesus pequenos sacrifícios e renúncias, pra consolar o Seu Coração chagado, e interceder por tantos pecadores.
- Dia de abstinência = não comer carne (branca ou vermelha, ou seus derivados- ex: presunto, frango etc), mas pode comer peixe. O quarto preceito da Igreja manda que se faça o jejum e abstinência de carne quando manda a Santa Madre Igreja, ou seja, na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa e manda que nos abstenhamos de carne em TODAS as sextas-feiras do ano (a não ser que coincida com solenidade do calendário litúrgico). No entanto, permite que se troque a abstinência da carne nas sextas do ano por outra obra de piedade (por exemplo, rezar a via-sacra, o terço, fazer caridade) (Do Catecismo Maior do Papa São Pio X; CNBB- Can. 1253).
- Dia de jejum. “Segundo a Igreja, o jejum consiste em tomar uma só refeição, durante o dia, e em não comer coisa proibida. Nos dias de jejum, a Igreja permite uma refeição leve pela manhã, um almoço completo (mas moderado) ao meio-dia, e uma ligeira refeição à noite (por exemplo, um pão, ou sopa) ou então, pode fazer uma refeição leve ao meio dia (ex: um pão com manteiga e leite ou sopa) e à noite uma janta completa (arroz, feijão, salada etc- sem carne). Assim, se tem apenas uma refeição completa no dia, com mais outras duas refeições menores (jejum não é ficar o dia todo sem comer nada).
- O jejum serve para nos dispor melhor para a oração, para fazer penitência dos pecados cometidos, e para nos preservar de cometer outros novos. São obrigados a jejuar todos os cristãos, desde os vinte e um anos completos até aos sessenta começados, se não estão dispensados ou escusados por legítimo impedimento. A abstinência começa a ser obrigada aos catorze anos. Os que não estão obrigados a jejuar, nem por isso estão dispensados de toda a mortificação, porque todos temos obrigação de fazer penitência”. (Do Catecismo Maior do Papa São Pio X)
- Refeições sóbrias, sem os acréscimos: suco, doce, sobremesa, complementos etc. Comer uma bacalhoada requintada ou outro prato muito saboroso, mesmo que sem carne, perde um pouco o sentido da penitência (viva o arroz com ovo!)
- Não cumprir os mandamentos da Igreja é pecado grave.

SÁBADO SANTO:
 


- Acompanhar a solidão de Maria Santíssima durante o dia. Rezar, guardar o recolhimento.
- Escolha a melhor roupa pra Celebração da noite. Se prepare como quem vai à um casamento! É a maior festa da Terra, e o céu inteiro canta e tocam os sinos, pois Cristo ressuscitou!! Celebre com toda alegria, com todo o requinte e festa que puder.


DOMINGO DE PÁSCOA:



- Participe da Missa de domingo, pois é diferente da de sábado.
- Faça um delicioso almoço familiar, em casa, com a melhor louça, com um mesa bonita num clima de festa, alegria e colocando Jesus no centro! (não permita que a comemoração se torne como a dos pagãos). É bom evitar os restaurantes, pois também os garçons e cozinheiros deviam estar em casa celebrando com suas famílias.
- A festa da Páscoa dura 8 dias (oitava), é como se 8 dias fosse igual a um só (tão grande é essa festa), ou seja, celebrar com festa e solenidade, e alegria da ressurreição por 8 dias. Não esqueça de Jesus já na segunda-feira.
E QUE TODOS POSSAMOS DIZER QUE TIVEMOS UMA VERDADEIRA FELIZ PÁSCOA!







REUNIÃO  DE GRUPO - ÉDIO E ANA
Compreenda a presença de Deus...
Ele está presente em todos os nossos momentos,
Porque Deus é amor,  Porque Deus é vida... 




VISITA AO HOSPITAL
Para todos os momentos difíceis,
para todos os momentos de dor,   para todos os momentos de dúvida,
lembrar-se de Deus,  entregar-se a Deus, esperar em Deus,  e vencer com Deus.



Somente juntos, construiremos o amor que Jesus nos ensinou!

O belo está dentro de você. Você é o reflexo de seus atos.








CATEQUESE INTERMEDIARIA

"Vivo a catequese e por ela luto a cada dia. Estou no caminho, sei que não sou digna, mas ouvi teu chamado Senhor. Eis me aqui, faça-se a tua vontade. "






Eis-me aqui Senhor!


Quaresma: Tempo de Conversão

Quaresma... tempo de conversão, reflexão, meditação, tempo de rever nossas ações, nossas atitudes, reconhecer nossos pecados...


Vamos aproveitar este tempo, parar um pouco a locomotiva que é nossa vida, mesmo que você não queira ou não possa por questões de trabalho, não precisa colocar o pé totalmente no freio, mas diminua um pouco a velocidade, faça um propósito pra você mesmo, tipo: "hoje eu não vou assistir TV!" Faça isso pelo menos por um dia, não precisa fazer os quarenta dias, se fizer ótimo, mas pelo menos um dia nesta quaresma, pare um pouco, volte seus pensamentos para dentro de si mesmo, abra o seu coração e seja sincero consigo mesmo e se liberte de tudo aquilo que te aprisiona, que te escraviza, que te faz mal, ou então, eleve os seus pensamentos a Deus e peça à Ele que te ajude a se libertar de todos os males, pois muitas vezes fazemos coisas e não nos damos conta de que aquele gesto ou aquele modo de viver não está sendo bom para nós, mas Deus sabe o que é bom para nós, para a nossa vida, Ele sabe, tenha a certeza disso. Você só precisa abrir o seu coração e deixar Deus agir. Confie nEle!

Vamos todos numa só voz agradecer a Deus pela nossa vida e pedir a Ele que nos ilumine e nos conduza pelos caminhos retos, pois se muita coisa foge do nosso alcance pelo menos podemos orar, orar sem cessar, pois tudo pode ser mudado pela oração, basta ter fé!




Nenhum comentário:

Postar um comentário